Tecnologia no esporte: 7 previsões que podem mudar o mercado
7 previsões sobre como a tecnologia vai mudar o esporte em 2018
É notório como a tecnologia no esporte vem mudando o comportamento do torcedor. Em 2017, por exemplo, as variáveis para assistir um jogo mudaram mais um pouco a visão e o jeito de se ver uma partida. Inclusive, estes últimos 3 anos, em especial, foram diferentes. As redes sociais – twitter e facebook – buscaram aumentar seu alcance global explorando a transmissão. E claro, a interação do torcedor em tempo real.
Segundo Jen Booton, jornalista americana, compartilhou recentemente algumas boas mudanças que devem ocorrer em 2018. Ela aponta 7 grandes mudanças na tecnologia no esporte que devem ser iniciadas esse ano.
Vamos a elas:
1. Mais opções de transmissão
No primeiro semestre de 2018, a Turner, a ESPN e a CBS irão lançar serviços de streaming para programação esportiva. Streaming é a palavra da moda no digital dentro do esporte.
A Turner vai lançar um serviço de assinatura direto ao consumidor. O serviço será para os jogos da UEFA Champions League e Europa League por um período de três anos a partir da temporada de 2018. A ESPN lançará um novo aplicativo móvel que virá com um serviço de inscrição para conteúdo esportivo premium. Ao contrário de Turner e ESPN, a CBS planeja lançar um serviço gratuito de transmissão com anúncios 24 horas por dia, 7 dias por semana.
2. Amazon e Facebook competem por direitos de transmissão no digital
Uma das razões pelas quais os radiodifusores tradicionais estão lançando esses serviços OTT é devido à crescente concorrência de empresas de internet, como Amazon e Facebook. Esses dois, que são originais para a transmissão digital, esperam obter mais direitos esportivos em 2018.
O Facebook tentou adquirir direitos para alguns jogos da MLB e jogos da Champions League.
A Amazon investiu em esportes em 2017, conquistando direito de transmitir 11 jogos de futebol americano de quinta-feira. A empresa também anunciou no final do ano que planeja começar a testar transmissão de esportes ao vivo no Twitch , um serviço de video social que tem sido popular dentro do e-sports.
3. Estatísticas interativas baseadas em dados de jogadores
Tudo indica que em 2018 vai aumentar o envolvimento nas mídias sociais, através de estatísticas interativas. O Twitch, por exemplo, já complementa seu fluxo com estatísticas interativas e gráficos, bem como uma atualização dos comentários dos fãs. Se der certo, outras empresas de streaming, emissores e ligas oferecerão conteúdo imersivo semelhante na esperança de que eleve a audiência.
4. A previsibilidade nos jogos será adotada por mais equipes com a tecnologia no esporte
Os dados rastreados em jogos e jogadores começarão a abrir oportunidades para análise em 2018. Isso ajudará os torcedores a tomarem decisões mais bem informadas sobre suas ligas de fantasy game.
Com fatores de rastreamento de tecnologia, como localização, velocidade e aceleração de jogadores e gols em tempo real, os fãs podem receber probabilidades sobre determinados resultados no campo.
5. Várias “realidades” começam a lutar pela atenção dos fãs de esportes
Em 2018, a Magic Leap finalmente revelará seu fone de ouvido para realidade virtual depois de anos de desenvolvimento. Quando o Magic Leap One Creator Edition for lançado em 2018, ele irá hospedar uma série de experiências de visualização de esportes. Incluindo assistir a vários eventos esportivos ao mesmo tempo com mais de uma tela na visão do usuário, enquanto traz um fluxo de estatísticas interativas e uma tabela de classificação.
6. Atualizações de conectividade do estádio
Infelizmente parece que não teremos isso muito cedo no Brasil. Nossa infra estrutura ainda é bem lenta nesse aspecto. Mas a expectativa para os EUA é que os novos padrões Wi-Fi e as atualizações LTE em 2018 começarão a resolver os problemas de conectividade nos estádios. Além disso, vão permitir que os estádios atuem na tecnologia para melhorar a experiência do torcedor.
Dica: fique de olho no superbowl esse ano.
7. E-sports imitarão os esportes tradicionais
Em 2017, equipes de esportes tradicionais entraram com tudo no mundo das e-sports. Essa influência começará a tomar forma em 2018. Uma série de ligas de e-sports iniciam suas primeiras temporadas e confiam em seus proprietários o sucesso delas.
—
Imagem: Pixbay
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: