Patrocínios

CBF vende Title Sponsor do Brasileirão 2018 e 2019

CBF vende Title Sponsor

Brasileirão tem novo title sponsor: Assaí Atacadista

Após o retorno da Copa do Mundo 2018, o futebol brasileiro volta a ativa. E com novidades. A competição mais tradicional do país passa a se chamar Brasileirão Assaí – Série A 2018. A CBF vende Title Sponsor para uma das maiores redes de atacado do Brasil até o fim de 2019, com possibilidade de prorrogação.

A aposta do Assaí é no posicionamento. Toda a comunicação do Assaí é pensada a partir do mote “estar com você é o nosso negócio” .

A marca do Assaí Atacadista passa a ser associada a logo do Brasileirão na divulgação de conteúdos oficiais e nas propriedades comerciais da competição. Também estão sendo estudadas ações nas lojas para ativar a parceria junto aos torcedores e promover ainda mais o campeonato.

CBF vende Title Sponsor e nós analisamos:

Alguns pontos chamam nossa atenção:

  • Saber como será aceitação do mercado – principalmente dos torcedores – a respeito da nova marca. O Brasileirão já teve outros “nomes” e nenhum emplacou. Brasileirão Petrobrás e Brasileirão Chevrolet – nomes do passado – passam desapercebido na cabeça do torcedor.
  • A emissora que detém os direitos de transmissão vai pronunciar o nome do atacadista? Certamente não. Deveria ser um costume a imprensa pronunciar o nome dos patrocinadores de naming rights. Não só no futebol, mas em todo o esporte.

Após perder o patrocínio da Tim, o futebol italiano está negociando com marcas grandes como Samsung e Trenitalia. A CBF não divulgou valores, como de praxe. Mas é curioso notar que nenhuma empresa global se interesse pelo campeonato. O que há de errado? Provavelmente uma política controversa, repleta de denúncias. Ex-presidente preso nos EUA, ex-presidente banido do futebol pela Fifa. Vale a reflexão: enquanto não recuperarem a credibilidade, e não tiver a imagem de uma entidade séria, dificilmente os patrocinadores vão se sentir atraídos.

Outro fator: O próprio campeonato em si – objeto de toda a nossa conversa – há um bom tempo carece de grandes craques, bom jogos e mais atração.

“Ok, então porquê o Assaí assinou?” A marca é nova no esporte, de forma ampla. Com certeza enxergaram uma oportunidade de alçar o seu nome entrando na maior competição do país. Coisa que certamente grandes e conhecidas marcas já não vêem mais como importante para escalar imagem.

Fonte e imagem: CBF

Leia mais: Title Sponsor do Italiano: Tim está fora depois de 20 anos. Samsung e Trenitalia negociam

Leia também: Caboclo, o novo presidente da CBF

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.