Patrocínio do BMG no futebol – O que NÃO fazer com o torcedor
O Patrocínio do BMG no futebol é um case a ser explorado como estudo sobre como uma marca conseguiu alcance através do esporte. Em uma iniciativa com forte capacidade de ocupação, o banco investiu em dezenas de clubes brasileiros. Mas se cabe um registro, a ação ajudou a incrementar a receitas de vários deles, incentivando com o aporte financeiro. Além disso, o BMG apoiou esses clubes em era de vacas magras no esporte.
Foram vários os clubes beneficiados, como por exemplo, Flamengo, Palmeiras, Vasco, Atlético Mineiro, Cruzeiro, América-MG. Além disso, outros clubes também estão na lista: Uberaba, Coritiba, CRB, Itumbiara, São Paulo, Sport, Rio Branco-SP, Botafogo-SP, Santos, Atlético-GO, America-RJ, Araxá, São Bernardo, Campinense, Treze, Icasa, Tupi, Villa Nova-MG, Democrata/SL-MG, Boavista, Rio Branco-AC, Plácido de Castro e Londrina.
Claro, todo Patrocínio do BMG no futebol foi voltado para expandir a marca.
Recentemente, o Banco ativou uma campanha com 3 clubes do Brasil que possuem relação com o BMG: Atlético Mineiro, Corinthians e Vasco. Contudo, o tiro saiu pela culatra. O torcedores destes clubes podem utilizar conta exclusiva. Trata-se do GaloBMG, CorinthiansBMG e VascoBMG. Entretanto, o correntista permanece veiculado ao banco.
Erros de todos os tipos na ativação
A estratégia era simples. A cada 50 mil novas contas para Corintianos, 50 mil para o Vasco e 50 mil entre torcedores do Atlético, o banco passa o seu logotipo na camisa na cor alvinegra – assim como os 3 times.
Erro grave. A começar de uma chantagem emocional, em que o torcedor abre contas (o que só beneficia o banco), e em troca o torcedor teria uma camisa com a logo na cor do seu time.
Especialistas se manifestaram:
Na concorrência pelo prêmio de pior patrocinador da história do futebol brasileiro, o BMG acaba de se tornar hors concours. Chantagearam torcedores, não bateram metas, pagam pouco… e põem o canto da torcida do Flamengo no vídeo para torcedores do Vasco.pic.twitter.com/jCaelfqRi1
— Rodrigo Capelo (@rodrigocapelo) August 12, 2020
É preciso conhecer o clube patrocinado e respeitar suas tradições. Da mesma forma, é mais honesto usar uma estratégia que faça sentido com seus parceiros. Respeite as cores, a história e ídolos para haver uma troca natural com o torcedor. As cores dos clubes devem ser sempre mais importantes que as cores do banco. Articule o planejamento para oferecer valor aos clubes e seus torcedores. Mas não exija nada em retorno. Acima de tudo, eles reconhecerão seu esforço e o recompensarão com mais negócios.
O Vasco teve que pagar um preço alto por uma incompetência inacreditável. O BMG preparou uma peça nas redes sociais. A peça tratava-se de um vídeo motivacional para o time e a torcida.
E não é que o marketing do banco conseguiu colocar um áudio da torcida do Flamengo no vídeo?
Parece mentira.
Pedimos desculpas a torcida e ao Vasco da Gama pelo áudio do vídeo postado anteriormente. Reiteramos que o Clube não teve envolvimento na produção do material. O lado positivo é que enfim anunciamos que a logo do Vasco Bmg é preta e branca! Nunca duvide que estamos ao seu lado!
— Vasco Bmg (@VascoBmgOficial) August 12, 2020
Problema é que até as desculpas saíram pior que a encomenda. Conseguiram achar um lado positivo em um tremendo vacilo! Inacreditável.
A última briga gerada foi o fato do banco ter liberado a logo em preto e branco para o Corinthians, e o Vasco ter que usar ainda na cor laranja. Resultado? Mais reclamações de torcedores.
Mas qual foi o erro desta vez?
Falta de planejamento.
Hoje, os 3 times já usam a logo em preto e branco. No entanto, nenhuma das três torcidas atingiu o números de 50 mil novos correntistas.
E sendo bem honesto, para pensar numa campanha que vai aumentar em 150 mil novas contas, é preciso ter uma estrutura aceitável para aceitar 50 mil novas contas de 3 torcidas diferentes.
A quantidade de reclamações que os novos correntistas estão fazendo nas redes sociais é alarmante. Pincelamos torcedores de cada um dos 3 clubes.
Tentando a uma semana entrar no app e o token não permite.
Falei hj com o atentende ele enviou para o email cadastrado um acesso para alterar e não consigo. Fica difícil desse jeito, hein bmg????— Davidson 82 (@dfreitas82) September 2, 2020
Não consegui fazer minha conta o robô pediu muita coisa e no final travou
— CORINTHIANS (@Douglas_SccP10) September 2, 2020
Nao consigo receber nem meu cartao imagina ganhar uma camisa .
— #Aquieevasco (@aquieevasco) September 4, 2020
Em conclusão, patrocínio não é só doar dinheiro. Ativação não é só ter um perfil em rede social respondendo bonitinho. Em outras palavras, é preciso planejar a ação. Pensar sobre quem se destina essa ação. Depois disso, montar os passos. Ter estrutura é fundamental.
—
Imagem: Site do BMG
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:
Facebook | Twitter | Instagram | Youtube