Patrocínios

Placas de publicidade da Arena: o que muda para o Corinthians

Publicidade estática

O Corinthians anunciou acordo com a Sports Promotion para negociação de placas no seu estádio

Em recente nota publicada em site oficial, o Corinthians informou que obteve o direito de negociar isoladamente a propaganda estática, feita por meio de placas na Arena. Trata-se das placas de publicidade que ficam em torno do campo. O time paulista fechou um acordo com a Sport Promotion.

Com este acordo, o clube garante uma receita mínima de R$ 12 milhões. Este valor é inédito no mercado brasileiro. O clube não deu mais detalhes sobre o acordo. A alternativa encontrada pelo Corinthians faz parte das negociações do novo contrato de direitos de televisionamento dos jogos dos principais clubes no Campeonato Brasileiro a partir da próxima temporada, em 2019.

A negociação faz parte do novo contrato de direitos de televisionamento dos jogos dos principais clubes no Brasileiro, que passa a vigorar em 2019, no qual a Rede Globo devolve aos clubes os direitos de venda das placas em suas arenas. Não é algo exclusivo ao Corinthians esse rompimento.

Como é hoje o direito pelas placas de publicidade

O contrato com a Globo concede à emissora o risco do negócio, e os clubes recebem uma verba relativa às placas no contrato de TV. Entretanto, o acordo prevê que a Rede Globo, detentora dos direitos, devolva aos clubes parte da receita adquirida com a venda de placas de publicidade.

Mas ao negociar as placas de publicidade, os 18 clubes terão apoio da CBF. Contudo, renderá R$ 5,5 milhões anuais por time. Sozinho, o Corinthians arrecadará o mais que o dobro.

Como vai ser

Ao menos nos estaduais, os times tem autoridade sobre as placas em seus jogos. Isto porque a cláusula da emissora deixa de existir. E vai forçar os clubes a voltarem a sentar juntos para discutir a comercialização de uma propriedade conjunta. Algo que acabou em 2011, quando o Clube dos 13 foi implodido exatamente para discussão de novo contrato de televisão, que passou a ser negociado de forma individual pelos clubes.

Contudo, pensa-se sobre como o investidor do espaço publicitário mensura qual o retorno aquela ação está dando para ele.

Flamengo

Outro clube que pode seguir o mesmo caminho é o Flamengo. Do mesmo modo que o Corinthians conquista o direito de negociar a publicidades nas placas nos jogos em que é mandante, o Flamengo está a um passo de fechar um contrato nos mesmos moldes. Entramos em contato com o clube e não foi confirmada nenhuma negociação. Mas o que se especula é que o clube carioca também estará nesta.

Não se sabe, ainda, se a empresa é a mesma.

 

Foto: Pixabay

Leia mais: Livros, filmes e outras dicas de marketing e gestão esportiva

Siga o Ataque no instagram

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.