Ayrton Senna é, inegavelmente, um dos três maiores atletas/ídolos brasileiros de todos os tempos.
Sua carreira na Formula 1 apresentou conquistas, títulos e reconhecimentos que são lembrados até os tempos atuais. A marca Senna é uma das mais bem exploradas no universo esportivo nacional e internacional, graças a um trabalho bem conduzido de branding e ativação do Instituto Ayrton Senna, mesmo após 25 anos de sua morte.
De acordo com o site oficial do ex-piloto, a marca Senna foi criada em 1990 desenvolvida pela designer Renata Curcio e representa “formas curvilíneas, inspirada na curva do Autódromo de Interlagos que leva o nome do piloto brasileiro. Simboliza as pistas e a velocidade, ou seja, a essência de Ayrton Senna”. Bianca Senna, diretora de branding do Instituto Ayrton Senna, expõe esse significado atualmente em entrevista ao Propmark, “a gente desenvolve um trabalho de perpetuar a imagem e os valores do Ayrton para torná-los atemporais”.
A morte do piloto aconteceu no GP de San Marino, em Ímola, na Itália no dia 1 de maio de 1994, quando Senna estava no auge de sua carreira e em busca do tetra campeonato da Formula 1. Paradoxalmente, esses fatos, contribuíram para imortalizar o nome do brasileiro enquanto ídolo.
Ayrton Senna como ídolo global
Em uma recente pesquisa Celeb Score e Social Media Intelligence divulgada pela Kantar Ibope, mostrou que 96,1% dos internautas brasileiros com 16 anos ou mais reconhecem Ayrton Senna, independentemente de idade, região, renda ou gênero. Na prática, isso quer dizer que o ex-piloto é amplamente conhecido, dado margem de erro da pesquisa de três pontos percentuais para mais ou para menos.
O seu índice de rejeição é praticamente zero e representa um ativo seguro para as marcas. O legado pode ser comparado a outras personalidades que mesmo após sua morte, mantém-se ícones como Michael Jackson, Elvis Presley e Bob Marley.
A Heineken escolheu Ayrton Senna para ativar o GP do Brasil da F-1. Cada post publicado até o dia 25 de outubro no Instagram, no Twitter e no Facebook com a expressão #ObrigadoSenna, R$ 5,00 serão doados pela Heineken ao Instituto Ayrton Senna.
A cervejaria também foi a principal patrocinadora do Senna Day Festival. Trata-se de um evento temático que aconteceu este ano, em Interlagos em homenagem aos 25 anos da morte do piloto.
Parcerias com nome do ídolo
Entre as parcerias, uma das mais emblemáticas foi a camisa comemorativa lançado em 2018 pela Nike e Corinthians com o Instituto Ayrton Senna, em referência ao piloto brasileiro. A camisa preta com as 41 listras em dourado foi sucesso de vendas, sendo eleita pelo site Footy Headlines, um dos mais importantes no segmento de camisetas de futebol e materiais esportivos, como a segunda mais bonita do mundo. Existe ainda, o cartão de crédito personalizado do Itaú com a figura de Ayrton Senna disponível a clientes e parte do valor em compras é destinado ao Instituto.
Os produtos com a marca passam pela linha premium de relógios da TAG Heuer. E contam com sua assinatura exclusiva em uma coleção especial. Ou ainda produtos licenciados como capacetes, camisetas, miniaturas, bonés, casacos entre inúmeros outros. A Codemasters, desenvolvedora de jogos de vídeo game, lançou o F1 2019 com imagem de Senna e Alain Prost na capa, eternizando a rivalidade histórica.
Redes sociais do piloto
No digital, suas redes sociais apresentam números expressivos e revelam o impacto da marca. No Facebook, são mais de 5,8 milhões de curtidas. O Instagram representa mais de 490 mil seguidores e, por fim, o Twitter são 285 mil.
Ao público infantil o famoso personagem Senninha apresenta o piloto em desenho animado e já foi protagonista de histórias em quadrinhos, animações e séries para TV, além de brinquedos, jogos e aplicativos. De acordo com o site do piloto, os “royalties provenientes do licenciamento da marca são destinados ao trabalho que a organização (IAS) realiza para qualificar a educação pública em todas as regiões do Brasil”.
O Instituto Ayrton Senna é o grande responsável por gerenciar todo esse trabalho de perpetuar a imagem do ídolo, sendo um legado sem medidas. O lado social passa pelos valores que ele deixou e seu projeto vem para oferecer maiores oportunidades por meio de uma educação de qualidade que atinge o Brasil todo, alcançando mais de 26 milhões de alunos beneficiados.
Essas ações reproduzem a essência de manter viva a imagem do ídolo ao longo dos anos. Ayrton Senna virou herói nacional e patrimônio do Brasil, sendo um dos melhores trabalhos de branding da indústria do esporte.
—
Imagem principal: Divulgação Instituto Ayrton Senna / Canal do Youtube Instituto Ayrton Senna
Imagens secundárias: Divulgação Heineken / Nike e Corinthians
Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.
Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira: