Gestão

Futebol raiz x futebol moderno

Futebol raiz x futebol moderno

Uma reflexão sobre a evolução do futebol

Uma das coisas que mais gosto no futebol é acompanhar o que os diversos torcedores espalhados pelo Brasil comentam. Entender a perspectiva deles no cenário do futebol desperta em mim uma curiosidade imensa. Como consigo acompanhar isso? Pela internet. Basta procurar e você acha. As redes sociais facilitaram muito.Isto posto, uma coisa que têm vindo muito a tona é a briga futebol raiz x futebol moderno.

Com o advento da chegada das arenas, esse tema tem se tornado cada vez mais recorrente. Da mesma forma, alguns torcedores têm se queixado a respeito desta mudança.

E acho que dificilmente teremos a volta do futebol raiz. Contudo, digo que é impossível. Talvez, em determinado momento teremos alguns momentos. Mas não dá pra voltar atrás. Acostume-se.

Futebol raiz x futebol moderno é uma saudade que não tem forma

Quem viveu, viveu. Mas o futebol hoje precisa de outros ingredientes. O saudosismo a uma época que podia ser mais pura, faz sentido. Tudo fica muito bonito quando pedimos mais amor a camisa, mais identificação dos jogadores com a camisa dos nossos clubes. Jogares recém revelados que não pensam imediatamente na Europa.

Eu quero um estádio com setor popular, com torcidas que cantam e balançam sua bandeira. Quero ainda a expectativa pelo mata-mata. Quero também tomar minha cerveja enquanto vejo o jogo.

Opinião

Há muita coisa que poderíamos reviver.

Hoje, o futebol com seu clima frio chega a ser pasteurizado e, em minha opinião, alcança o nível tedioso. Não pode mais faixas, bandeiras e festa na arquibancada. Não pode mais a festa do torcedor. Sempre fui muito fã de estádios rústicos. Porque não há outro caminho quando o mundo evolui. A tecnologia entrou de sola no esporte. É de fato irritante estar no estádio, torcer pelo seu time e o amigo do lado estar concentrado nos comentários da internet. Fazendo pose para a selfie. Ou ele pode ainda estar reclamando do desconforto da cadeira em contraste ao seu comportamento de torcedor mais, digamos, empolgado. O futebol raiz x futebol moderno ainda têm as suas arestas para serem aparadas.

Em contrapartida, outras coisas devemos nos acostumar.

O campeonato de pontos corridos não tem culpa. Ele premia a justiça. Mas a emoção dos mata-matas ainda existem nas copas (do Brasil e Libertadores).  Acima de tudo, a evolução é necessária. Do mesmo modo, exigir condições ideais de jogo (bom gramado), VAR fazem parte do novo futebol. Natural. Estádios acanhados podem ter o respeito certamente considerando que tenham infraestrutura decente. Ter um banheiro digno não é nada demais. O seu clube não pode ser culpado por fazer uma ativação com o patrocinador. Aproveite esses momentos.

“Não há saudades mais dolorosas do que as das coisas que nunca foram.” – Fernando Pessoa. Provavelmente, você que tem mais de 30 anos pode refletir e notar que o futebol mais antigo não era isso tudo.

Mas a evolução no futebol, meu amigo, é necessária.

Imagem: Pixabay

Siga o Ataque no Instagram

Leia mais: Conteúdo é hoje o responsável por mais atração em plataformas digitais

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.