Fornecedores de material esportivo na Europa – temporada 2018/19
Nike e Adidas dividem o cenário como as principais fornecedores de material esportivo na Europa
Quem gosta de futebol, geralmente gosta das camisas dos times. E conferir como os fabricantes estão fazendo as camisas dos clubes. Fizemos uma análise dos fornecedores de material esportivo na Europa, nos principais clubes, na temporada 2018/19. Pegamos as 6 principais ligas e selecionamos 24 principais times da Europa, dentro dessa liga. Itália e Inglaterra apresentam as maiores divisões dos fornecedores. Você consegue imaginar qual marca tem mais clubes?
Leia também: Tudo sobre fornecedores de material esportivo
Em ordem, segue as principais competições pela europa, segundo o coeficientes da UEFA são estatísticas usadas para criar um ranking das equipas nas competições internacionais: 1. Espanha, 2. Inglaterra, 3. Alemanha, 4. Itália e 5 . Portugal. Na nossa lista acrescentamos a liga da Campeã do Mundo, a França. Veja nosso balanço:
La Liga (Espanha)
- Atlético de Madrid: Nike
- Barcelona: Nike
- Real Madrid: Adidas
- Sevilla: Nike
- Valencia: Adidas
Os dois gigantes do futebol espanhol, cada um tem o patrocínio das gigantes das marcas esportivas. Real Madrid já tem suas camisas fabricadas pela Adidas desde 1998. Adendo: Seu primeiro fornecedor também foi a Adidas em 1980, e o casamento durou até 1985. A Nike, na cidade de Madrid, tem o Atlético. Ocupa justamente o rival citadino do Real. Curiosamente, a Nike está no Barcelona desde… 1998! Para a Adidas fazer o mesmo em Barcelona e assinar com um clube rival da cidade, teria que fechar com o Espanyol. Um time sem muito apelo, que tem a assinatura da Kelme. A Puma não se faz presente. E a Nike ainda conta com mais um time: Sevilla. O time vem chegando com força na Liga Europa e fazendo boas campanhas pelo espanhol. Villareal que tem boa presença em campeonatos tem a assinatura da Joma.
Série A (Itália)
- Internazionale: Nike
- Juventus: Adidas
- Milan: Puma
- Napoli: Kappa
- Roma: Nike
Os principais fornecedores de material esportivo na Europa estão presentes em várias camisas do campeonato italiano. Aqui temos um caso interessante. Em termos de apelo, os 3 maiores clubes da Itália são Juventus, Milan e Inter. A Adidas é responsável pela Juventus, Inter com a Nike e a Puma assina os uniformes do Milan. Muito bem divididos. O Napoli recebe fornecimento da Kappa. A rival do Roma, Lazio é Macron. Fiorentina resgatou a marca raíz Le Coq Sportif. Muita diversificação. A camisa que vai vestir o Cristiano Ronaldo ainda é Adidas, assim como era no Real. Vale lembrar que o atleta é garoto-propaganda da Nike.
Premier League (Inglaterra)
- Arsenal: Puma
- Chelsea: Nike
- Liverpool: New Balance
- Manchester City: Nike
- Manchester United: Adidas
Aqui temos mais uma vez uma presença maior da Nike. 3 clubes que nos últimos anos brigaram fortemente pela vaga na Champions. City, atual campeão, Tottenham e Chelsea. Presente também em Manchester e Londres, a Nike não está na cidade de Liverpool. Nem a Adidas. Nem a Puma. Liverpool faz parte do cast da emergente New Balance. O Everton tem seu uniforme assinado pela Umbro. Na Inglaterra 4 forças estão com 4 diferentes camisas: City (Nike), United (Adidas), Liverpool (New Balance) e Arsenal (Puma).
Bundesliga (Alemanha)
- Bayern de Munchen: Adidas
- Borussia Dortmund: Puma
- Schalke 04: Umbro
Os times da Bundesliga em sua maioria tem a presença da Puma, companhia local. A marca, que não investe em tantos clubes de nome, vê na Alemanha sua presença mais maciça. A Nike não tem muitos clubes, aparece com Wolfsburg e o Hertha, por exemplo. A Adidas, que também é da Alemanha, tem o principal clube da competição: o Bayern. Mas também tem muita pouca presença no país para esta temporada.
Ligue 1 (França)
- Lyon: Adidas
- Mônaco: Nike
- Paris Saint Germain: Nike
Além da seleção francesa, atual campeã do mundo ser Nike, os dois principais clubes do país, no momento, também são. Predomínio total da Swoosh, que ainda conta com o Neymar jogando por aqui. A Puma aparece em 5 clubes nesta temporada. Um deles é o Olympique de Marselle.
Primeira Liga (Portugal)
- Benfica: Adidas
- Porto: New Balance
- Sporting: Macron
A gigante Adidas assina as camisas do Benfica na temporada 2018/19. É o único clube que ela assina no país. Nota-se a ausência de Nike e Puma entre os clubes de mais nome. Sobrou para a Macron e a New Balance fechar com outros dois principais clubes do país: Porto e Sporting. A Nike conta com clubes menores, como Estoril Praia.
Análise sobre os fornecedores de material esportivo na Europa nesta temporada
Nenhuma supremacia pela Europa. Você pode se perguntar porque uma marca não pega os maiores times de uma vez. Nestes casos o poder de barganha conta. Além, claro, do volume de dinheiro envolvido. O Barcelona renovou com a Nike, assinando por € 155m por temporada a partir de 2018. O negócio quebra o recorde anterior do Manchester United € 835m em contrato de 10 anos com a Adidas, e durará até 2023. Esta, por sua vez, assinou com o Real até 2024 por 700 milhões de euros + benefícios por um período de 10 anos. Acaba sendo natural a ocupação por países, optando por clubes de pontas em determinadas regiões para garantir a fatia de mercado correspondente.
Além das camisas, há ainda as disputas para patrocinar jogadores. Mas isso é outra história.
—
quantidade da NB está errado.
No infográfico, está errado mesmo. Erro nosso.
Bom dia, me chamo Lucas e tenho um time de futebol amador e estou a procura de patrocínio para minha equipe.
ex: Fardamento , Uniforme de Passeio e porta chuteira.
Tem algum Documento que preciso mandar pra ver se consigo algo ?
por favor se puderem me ajudar eu Agradeço.