Streaming

A era do conteúdo esportivo no streaming – Parte 1

conteúdo esportivo no streaming

As mudanças no consumo de conteúdo trazem inúmeros desafios à indústria do esporte. Entender esse público e fazer um mapeamento dos seus hábitos é um estímulo para os grandes players, sejam clubes – enquanto produtores de conteúdos, ou as plataformas de streaming que buscam aumentar sua participação no mercado e conquistar novos torcedores/fãs, ou ainda, as mídias tradicionais que correm para se adaptar as transformações em que estamos vivendo. É a era do conteúdo esportivo no streaming.

Em um estudo Toluna e Meio & Mensagem divulgado em julho de 2019, revelou o modo como os brasileiros consomem conteúdos nas plataformas digitais. O resultado apresentou que 93,1% dos brasileiros entrevistados acessam alguma plataforma de streaming, com amplo destaque a Netflix – mais de 94%. Entre os gêneros preferidos, o Esporte aparece em quarto, com 20% da preferência – atrás apenas de filmes, séries e documentários.

Ao avaliar esses dados, nota-se a importância de observar que existe uma demanda pelo consumo de esporte. Logo, buscar investir nesse tipo de conteúdo é uma grande forma de gerar novas receitas para esses players. Uma parceria entre as plataformas de streaming e clubes ou ligas é um caminho saudável para o crescimento mútuo.

Netflix busca investir em conteúdos originais de esporte

A Netflix vem buscando aumentar seu portfólio com conteúdo original ao investir em séries como a Fórmula 1: Dirigir Para Viver em que mostra a história do esporte, abordando uma visão das pessoas dentro e fora das pistas.

Na temática futebol, a série Boca Juniors Confidencial apresenta os bastidores e a trajetória do time argentino na temporada 2017/18 até o título da Superliga Argentina. Outra produção é a série Sunderland Até Morrer, que trata da tumultuada campanha do time inglês na temporada 2017/2018 disputando a segunda divisão. A crítica elogiou a produção pela sua abordagem verdadeira e imersiva ao tocar na relação do time com a comissão técnica e diretoria, além da paixão da torcida e mobilização da cidade em torno do desempenho ruim da equipe.

A série Juventus: Prima Squadra vem para mostrar o dia a dia dos atletas e sua relação com o treinador, dirigentes, torcida, além dos bastidores das reuniões do clube e coletivas. Por fim, os atletas também estão virando protagonistas ao apresentar a produção Antoine Griezman: Nasce uma Lenda em que aborda a carreira do jogador do início ao ápice com a conquista da Copa do Mundo na Rússia em 2018, passando pelas dificuldades e rejeições que passou e sua trajetória em clubes como Real Sociedad e Atlético de Madri.

Amazon Prime Vídeo aumenta seu portfólio ao focar no futebol

A Amazon Prime Vídeo não ficou para traz e lançou “All or Nothing: Manchester City”, um documentário que narrou os bastidores da equipe na temporada 2017/2018 e que terminou com a conquista da Premier League e da Copa da Liga Inglesa. O investimento da empresa foi de 10 milhões de libras para ter acesso aos vestiários, estádio, centro de treinamento, jogadores e comissão técnica, com amplo destaque a Pep Guardiola.

Aproveitando a popularidade do futebol, a série This Is Football explora seis temas de experiências humanas e faz sua relação com a modalidade ao tocar em Redenção, Crença, Chance, Amor, Orgulho e Maravilha. Em cada um desses, existe um conjunto de agentes protagonistas em comum com o futebol.

No mercado brasileiro, a Amazon vai lançar em 2020 o documentário All or Nothing: Seleção Brasileira que mostrará os bastidores do título da seleção na Copa América, sendo essa a primeira vez que a CBF permite que uma empresa registre com acesso exclusivo tudo sobre a seleção nacional.

Netflix e Amazon são unanimidades quando o assunto é streaming. As duas estão a frente e detém uma grande parcela do mercado. Neste ponto, procuramos apresentar quais são as principais produções originais de esporte anunciadas recentemente. Porém, não é só isso. Na semana que vem, apresentaremos a segunda parte ao mostrar o que vem sendo preparado pelo Facebook Watch, Youtube Originals e DAZN.

Imagem principal: lawinsport.com | Matt Philipp

Imagens secundárias: Canal do Youtube da Netflix Brasil | Canal do Youtube do Man City | Canal do Youtube Amazon Prime Vídeo

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.