Licenciamento

Paysandu – case do Papão com foco cultural regional

Paysandu case

Case de sucesso do Paysandu: como um clube da região norte, afastado do eixo, buscou soluções e atingiu resultados relevantes

O Paysandu é um clube tradicional da região norte do Brasil. O Papão da Curuzu (como é carinhosamente chamado pelos seus torcedores) está inserido numa região que o futebol ainda não atingiu os mesmos níveis do eixo. E mesmo assim não é difícil ver o Mangueirão lotado em jogos dos times locais. O RePa é um dos maiores e mais empolgantes clássicos do Brasil. E, hoje, sua diretoria não tem esperado cair uma solução do céu. Mas o Papão não fez disso uma desculpa. E prova com números que pode contar com a ajuda de quem mais acredita: a sua torcida.

Sobre a mudança mais radical – a criação da Lobo falamos em oportunidade anterior aqui. A Lobo é a marca própria do clube. De acordo com o departamento de marketing dos paraenses, foram vendidas 110 mil camisas. Mais do que o dobro de 2015, quando a Puma era a fornecedora do Papão da Curuzu. Detalhe: 100% deste valor vai para o clube.

Nota: A consultoria BDO Brazil apresentou ao final de setembro mais uma edição do trabalho realizado pela sua equipe com o valor das marcas de 40 clubes brasileiros.O Paysandu foi o 2º clube que teve o maior crescimento em valor de marca. Só perdeu pra Chapecoense – que, apesar do ótimo trabalho realizado pelo clube – devemos levar em conta que o apelo da marca cresceu muito devido ao trágico acidente com o avião ao final do ano passado.

Em termos percentuais, os clubes que mais cresceram foram:
– Chapecoense – 546%
– Paysandu – 217%
– Sport – 186%

Outras ações

O clube lançou a Moeda Bicolor, programa de fidelidade que proporciona experiências inéditas e exclusivas além de outros benefícios aos seus adeptos. Não é uma iniciativa pioneira entre os clubes, mas é uma ação de relacionamento extremamente benéfica, quando você precisa engajar o seu público e tornar visível sua marca.

Associados em dia aproveitaram. Alguns resgataram a experiência de poder acompanhar a passagem de Nossa Senhora de Nazaré na Trasladação e no Círio.

Em parceria com a Macaco Velho, (facebook) agência que dá o suporte necessário para as ações, o Paysandu assinou o lançamento das camisas inspiradas nos peixes da região. Na rede social, um sucesso.

Números

Eles ainda elaboraram mais campanhas. Com 4016 sócios adimplentes (dados de outubro de 2017) o clube busca escalar o número de sócios.

A Papão TV tem mais de 24 mil inscritos no youtube. Dos times da região Norte é o que tem mais inscritos. No norte-nordeste só perde para Sport, Bahia e Santa Cruz. Comparado a outros times, vencem Chapecoense, Vitória, Goiás.

No Facebook o time tem cerca de 285 mi seguidores, mais de 135 mil no twitter e 117 mil no instagram. Pelo Norte-Nordeste fica atrás de Sport, Bahia, Vitória, Ceará, Santa Cruz e Fortaleza, somente.

Demais campanhas envolvendo as rede sociais

“A Fé é a nossa maior Força” foi a campanha realizada no mês de outubro, integrada ao Círio de Nazaré 2017 para o Paysandu Sport Club, Sócio Bicolor e Loja Lobo, abordando a fé dos torcedores e a payxão pelo Clube.

As publicações no facebook tiveram um alcance aproximado de 95.606 pessoas!

Conclusão

O que isso tudo importa para nós, envolvidos com o marketing no esporte? É muito legal ver como o time respeita e valoriza sua cultura e tradição. O resgate as raízes é empolgante! E cria um identidade forte e finca raízes com quem, de fato, pode contribuir. Nada além dos seus próprios torcedores. Em suma, sempre falamos em criatividade. Ser criativo na atmosfera que você está inserido é primordial. Os clubes (departamentos de marketing) precisam ser criativos para envolver os torcedores. Engajar o público deve ser uma das prioridades no trabalho de marketing. E usar da identidade do clube com a sua torcida é uma grande jogada.

O exemplo do Paysandu ecoa da região Norte para o Brasil.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.