Licenciamento

Tendência no fornecimento de material esportivo de marcas próprias

Historicamente há uma constante de clubes do nordeste e alguns clubes específicos das demais regiões que recebem menos atenção dos grandes fornecedores em virtude da faturamento do pedido. Com isso, nasceu uma tendência destes clubes em investir em marca própria de fornecimento de material esportivo para atender suas necessidades mais satisfatoriamente. Só no ano passado (2019), 4 novos clubes anunciaram a decisão neste formato: Bahia, Fortaleza (ver foto), CSA e Goiás.

Um clube do nordeste chegou a receber apenas metade (aproximadamente 417 peças, de quase 1000) de peças firmadas em contrato, comprometendo seriamente a logística do departamento de futebol e obrigando o clube a adotar uma estratégia mais dura com seus atletas quanto a política de distribuição de camisas para a torcida pós-jogo. Além disso, outros prejuízos puderam ser contabilizados, como o próprio ganho de royalties na venda de ternos oficiais que, frequentemente estavam em falta na loja oficial dos clubes e demais pontos de venda.

Diante desta perspectiva, o investimento dos clubes em desenvolvimento de marca própria para fornecimento de seu material esportivo é uma grande sacada para sanar os déficits provocados pelo desinteresse em clubes de determinadas regiões do país, além de promover um fortalecimento institucional, engajamento do clube com sua torcida e aumento expressivo da margem de lucro, bem como da qualidade e potencial de personalização.

E você, torcedor?
Está satisfeito com o fornecimento do material esportivo do seu clube? Incentivaria os gestores do seu clube do coração a adotar esta nova tendência? Compartilha com a gente sua opinião!

Imagem: Site do Fortaleza

Quer saber tudo sobre Marketing Esportivo? Navegue pelo site: Clique aqui e confira.

Acompanhe nosso trabalho pelas redes sociais, clique e confira:

Facebook | Twitter | Instagram | Youtube

Compartilhe:

1 comment

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.