GestãoMarketing

Além do Real, Atlético e marcas também ganham com final da UCL

612119-970x600-1

O Real Madrid conquistou sua 11ª taça da UEFA Champions League. Além de premiações, reconhecimento e supremacia no continente – o clube é o maior campeão do torneio – o Real ganhou e muito com o título. Mas  Atlético e as marcas envolvidas também ganharam. Ao menos em marketing, sim.

Estima-se que este jogo final entre Atlético de Madrid e Real foi visto em todo o mundo por uma audiência de 350 milhões de espectadores. A partida teve transmissão para 210 países em todos os continentes do mundo .

O vice campeão também ganha, certo? Certo. O Atlético de Madrid tornou-se vice pela terceira vez na história. Foi finalista em dois dos últimos três anos. Um fato interessante relacionado com o crescimento do Atlético de Madrid marca é que Plus500, empresa on-line, com acordo fechado há alguns meses para o patrocínio da camisa da equipe para um valor próximo a 11 milhões de euros por ano.

O crescimento do conhecimento das marcas patrocinadoras do Atlético de Madrid é sem dúvida um resultado do aumento da exposição na mídia da equipe, mas também um aumento claro dos seus fãs. Em pesquisas de opinião feitas nos últimos dois anos, onde as pessoas mencionam 3 equipes que gerou a admiração, o Atlético de Madrid quase atingiu o mesmo nível que o Real Madrid e Barcelona, a nível nacional: Barcelona 47 por cento, o Real Madrid 46 por cento e 39 por cento dos incidentes.

Além disso, as marcas também aparecem. A decisão tornou-se tendência mundial no Twitter, mais de 1,5 milhões de tuítes foram gerados na rede social.

O vencedor principal é Adidas, não só pelo nível de exposição que foi visto como sendo a marca que viu o campeão Real Madrid, mas também por ser o patrocinador oficial da Liga dos Campeões e porque foi capaz de reduzir o abismo com a Nike entre as marcas campeãs do torneio: a empresa alemã tem agora 5 taças nos últimos 11 anos para 5 da assinatura da americana.

https://twitter.com/adidas/status/736881042288705536

Heineken, a cerveja patrocinadora oficial, decidiu engajar a final para implementar uma campanha e colorir de verde a cidade de Madrid, a casa dos clubes que jogaram a final. O objetivo era oferecer aos fãs em Madrid apreciar o jogo e viver uma experiência inigualável.

De acordo com a Europa Press, a estratégia de campanha incluiu implantação especial de mil pontos de venda e 750 supermercados e hipermercados durante a semana da final. Outra estratégia foi a realização da “Final Heineken Ibiza”, na ilha espanhola no Mediterrâneo.

https://twitter.com/andymay/status/736810687909990400

Nissan, a montadora asiática, implantou em Milão uma série de stands que ofereciam aos fãs assistir a transmissão da partida, além de experimentar a paixão pelo futebol através de diferentes atividades, tais como módulos com tecnologia Kinect e sensores de laboratório, incluindo. Esta experiência também foi implantado na Cidade do México.

 A montadora usou o jogo entre Real e Atlético de promover e submeter-se a vários de seus novos veículos de gama, incluindo Folha público, o seu carro elétrico.

https://twitter.com/vampipe/status/736629086521434112

Snapchat criou a adição de dois filtros para a rede social para incentivar os usuários que eram fãs de qualquer equipe para fazer fotos e vídeos com as cores do seu time favorito.

https://twitter.com/elenaescocia/status/736486154455941120

As oportunidades neste tipo de evento são muitas. Fora das 4 linhas, ganhar o jogo significa apostar bem nas estrategias, investir na experiência do público e, sobretudo, levar ao público uma ação impactante que vai deixar uma marca em evidência.

Leave a reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.